5 hábitos para uma vida saudável

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Criar e manter hábitos para uma vida saudável não se resume a estar sempre na academia e se alimentar à base de proteína. Embora esses sejam hábitos de pessoas que mostram preocupação com o corpo, nem sempre eles são realistas para grande parte da população. E se você é do time que segue (ou tenta seguir) dietas loucas, saiba que já passou da hora de mudar esse comportamento. A palavra-chave para manter a saúde é equilíbrio. Uma salada de almoço e um chocolatinho de sobremesa? Liberado sem peso nenhum na consciência! 

Sabemos que falar é muito mais fácil do que fazer e que a vida atarefada nem sempre deixa espaço para colocarmos a saúde como prioridade. Mas adivinha só, temos dicas excelentes para incorporar – e manter – alguns hábitos sem grandes esforços. Escolha e foque em uma pequena mudança de cada vez e logo logo sua rotina estará repleta de hábitos saudáveis. Seu corpo e sua mente vão te agradecer!

Beba água

hábitos saudáveis

Tão importante quanto clichê, beber água é imprescindível para o bom funcionamento do organismo. Não é à toa que 70% do nosso corpo é composto de água. Esse é o ingrediente mais eficaz no famoso ‘detox’ e a melhor parte é que esse processo já é natural. A água está sempre expelindo toxinas através da urina, garante mais energia e mantém a pele com viço e brilho. 

Há quem diga que devemos ingerir, no mínimo, 2 litros de água por dia. No entanto, essa quantidade varia de pessoa para pessoa. A dica é sempre andar com uma garrafa d`água à mão e prestar atenção aos sinais que seu corpo dá. 

Se organize

Organização é a chave do sucesso – seja na saúde ou no trabalho. Vamos fazer um combinado? Jogue a desculpa do “eu não tenho tempo” para longe. A saúde deve ser, sim, uma prioridade na vida de todos. 

Experimente separar os domingos – ou dia que funcionar melhor para você – para se preparar para a semana seguinte. Esse é o dia de cozinhar e deixar comida pronta para a semana (e evitar a tentação de um fast food por causa da correria), organizar as tarefas e prioridades e, também, separar um tempo para uma atividade prazerosa todos os dias. Anote tudo na agenda e siga essa rotina. 

Medite

Reserve uns minutos para meditar antes de dormir. Além de desacelerar do dia agitado e ajudar na qualidade do sono, a meditação favorece a imunidade, diminui o estresse e auxilia a respiração. De uma maneira geral, a meditação é conhecida por colocar seus praticantes em um estado de espírito bastante positivo. Se você é iniciante na prática, sugerimos pesquisar por aplicativos que apresentem modalidades guiadas. 

Mexa-se
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Exercitar-se é, provavelmente, a prioridade de todos quando falamos em hábitos para uma vida saudável. Mas a prática não precisa ser apenas na academia. Seja um passeio com o cachorro ou uma aula de spinning, a prioridade é optar por algo que a faça feliz. Experimente exercícios diferentes e/ou marque aulas com uma amiga… Manter o corpo em movimento é importante, mas as chances de fazer disso um hábito são muito maiores se o momento for prazeroso. 

Durma bem

Uma boa noite de sono é vital para o humor, motivação, saúde e beleza. Algumas dicas para melhorar o sono são:

  • Evite luzes azuis (celular e televisão, por exemplo) próximo a hora de ir para a cama 
  • Crie um ambiente aconchegante 
  • Acenda difusores ou velas com aromas calmantes como lavanda
  • Evite alimentos estimulantes (como a cafeína e chocolates) e refeições pesadas próximo a hora de dormir

Vale lembrar que a consulta e o acompanhamento de um profissional da saúde é imprescindível para qualquer mudança de comportamento nessa área.