5 hábitos para começar o dia bem

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Tem dias que tudo parece dar errado, não é mesmo? Às vezes a semana está cheia de problemas a serem resolvidos ou o período está simplesmente estressante. Mas não se preocupe. Embora seja super normal termos dias ruins, separamos algumas dicas para que esses momentos sejam minoria na sua vida. Mais abaixo colocamos ideias de práticas que farão a sua rotina da manhã muito tranquila e hábitos para começar o dia bem. Antes, vamos falar um pouquinho sobre a importância de seguir uma rotina?

A criação de uma rotina de atividades é essencial para quem quer atingir objetivos específicos e até mesmo para regular funções fisiológicas do corpo. Se não estabelecemos horários para as refeições, por exemplo, o corpo tende a entrar em processo de estresse e armazenamento dos alimentos ingeridos anteriormente, já que não sabe quando receberá comida novamente. Além disso, uma rotina comportamental garante segurança mental e nos deixa menos propícios a imprevistos, gerando assim menos ansiedade. 

A famosa frase “a prática leva a perfeição” pode parecer clichê, mas está certíssima. Quando nos queremos nos aperfeiçoar em algo, a repetição é uma das fases mais importantes. Isso vale tanto para práticas comuns do dia a dia quanto para treinos de esportes e é essencial para qualquer pessoa – das mais comuns aos atletas olímpicos. Ou seja, uma atividade só vira um hábito depois de repetido diversas vezes. Acredita-se que são necessários 21 dias praticando a mesma atividade até que essa vire um hábito. Então, inicie hoje os seus hábitos para começar o dia bem e, em 20 dias, nos diga se já virou rotina!

hábitos para começar o dia bem

Uma das coisas mais importantes ao começar qualquer mudança de estilo de vida é escutar o próprio corpo. Sentir quais são suas reais necessidades e seguí-las. Tire uns dias para focar nos sinais que o seu organismo está te mandando. Os horários que você sente fome, sede ou sono. Se fica com dor de cabeça depois de alguma atividade ou ingestão de alimento. Fique atenta a alterações de humor e até ao aparecimento de acne, oleosidade ou irritações na pele. Seu corpo pode estar tentando te dizer alguma coisa. Você só precisa escutá-lo. Abaixo colocamos dicas que a ajudarão não só a ouvir melhor o seu próprio corpo como a começar os dias de muito bom humor – afinal, felicidade é sempre o melhor remédio. 

Beba um copo d’água assim que acorda

Esse definitivamente é o principal dos hábitos para começar o dia bem. Passamos cerca de 8 horas por dia dormindo. Ou seja, esse é um período em que não recebemos a quantidade de água necessária. Como o corpo humano não estoca água, é importantíssimo garantir a reidratação do corpo pela manhã. É ela que vai garantir o funcionamento adequado do organismo. 

Não pule o café da manhã

Assim como no caso da água, é importante ingerir alimentos – mesmo que pouco – pela manhã, já que o corpo passou um período de mais ou menos 8 horas sem alimentos. O café da manhã garante ativa o metabolismo, ajuda em atividades intelectuais,fornece energia para gastar ao longo do dia e faz com que, normalmente, não exageremos na porção do almoço.

Movimentar o corpo

Hábitos para começar o dia bem

Movimentar o corpo é essencial em qualquer hora do dia. Mas há algumas vantagens em fazê-lo pela manhã. Além de ativar a circulação que estava parada por conta do período de descanso, combate o cortisol (hormônio do estresse que atinge seu pico pela manhã) e alivia dores no corpo comuns de quando ‘dormimos de mal jeito’. A atividade não precisa necessariamente ir a uma academia. Movimentar o corpo pode ser tão simples quanto ligar uma música e dançar enquanto se arruma para ir para o trabalho ou até aquele passeio com o cachorro. 

Separe um momento para refletir sobre si mesma

Guarde 10 minutos da sua manhã para praticar uma meditação ou o chamado morning pages (páginas da manhã, em tradução livre). O primeiro é comprovadamente eficaz na regulação hormonal e no relaxamento. Já o segundo é um processo de autoconhecimento em que você escreve em algumas páginas qualquer coisa que venha à sua cabeça. Podem ser inspirações, mantras, palavras soltas ou até mesmo o seu plano para o dia. A prática fica mais fácil com o tempo e é ótima para esvaziar os pensamentos da mente. 

Cuide da sua pele

Rotinas de skincare – ou cuidados com a pele – são uma forma de autocuidado. Afinal, a aparência tem grande influência na nossa autoestima e humor. Por isso, reserve um tempo para lavar e hidratar o rosto. Se for sair de casa ou trabalhar de frente para o computador, não se esqueça do filtro solar! E se você gostar e quiser, aplicar um rímel nos cílios e um blush rosadinho nas maçãs do rosto já faz toda a diferença no visual. Esqueça as rotinas super elaboradas. Menos é mais!